Religiões existem para estimular obediência a lideranças

As religiões têm demonstrado muito nocivas a sociedade. Além de ensinar as pessoas a não raciocinar, obrigando-as a assimilar informações através da crença, serve também para que as pessoas aprendam a ser obedientes, o que é bom ara as lideranças terrestres, que se aproveitam disso para ampliar o seu poder de mando.

É muito provável que as autoridades têm lançado de todos os meios para legitimar as religiões justamente com este objetivo, pois que "teme" a Deus, aprende a temer os homens que estão no poder, sejam políticos, empresários, líderes religiosos, celebridades ou simplesmente qualquer um que esteja em um nível hierárquico acima de qualquer um, como chefes, pais, professores ou tutores.

A liderança divina representada na figura antropomórfica de Deus contribui muito para isso. E não por coincidência, as pessoas mais religiosas costumam ser mais submissas a lideranças. O conservadorismo, que inclui no seu repertório ideológico o respeito a qualquer tipo de liderança, também defende valores religiosos.

Por outro lado, há uma coerência lógica entre o anarquismo e o ateísmo. Pois enquanto o primeiro recusa as lideranças terrestres, a segunda recusa a liderança divina. E sempre é bom lembrar que lideranças são pessoas falíveis e imperfeitas e se não são altruístas (99% das lideranças não são altruístas de fato), os estragos podem ser gigantescos, como tem sido comprovadamente.

Na verdade, ninguém e melhor que ninguém. Lideranças são formas de uns se acharem melhores que os outros. Uma sociedade sem líderes seriam muito melhor, mas ainda não temos a maturidade suficiente para caminharmos com as nossas próprias pernas. O que faz da submissão e obediência a líderes um mal necessário, por enquanto.

Mas sabemos porque é tão interessante para as lideranças terrestres preservar as religiões, criando inclusive leis que as protejam. Pois é obedecendo a divindades irreais, as gigantescas, que aprendemos a obedecer os lideres da Terra, para que estes façam o que quiserem conosco. E isso permite que essas lideranças possam ter uma vida perfeita que a maior parte da população não consegue ter.

Comentários

Seguidores

Google+ Followers

Postagens mais visitadas