Todos são ateus perante os deuses dos outros

A intolerância religiosa, por incrível que pareça é mais praticada por religiosos. Embora seja possível ateus e outros tipos de irreligiosos praticarem intolerância, desconheço um único caso de um não-religioso praticando intolerância. Ela realmente é mais comum entre os religiosos, pelo simples fato de que os seguidores de certos deuses e dogmas não aceitam os deuses e dogmas de outras crenças.

Na verdade, todos somos ateus. O ateísmo é a não crença em divindades. O ateu não acredita que um ser superpoderoso e antropomorfizado controle as leis da natureza e conduza a moralidade humana e a realidade cotidiana. E os religiosos são fiéis de suas crenças, mas assumem um comportamento tipicamente ateu diante do que é feito em seitas e igrejas bem distintas da que acreditam e seguem.

Não é raro ouvir fiéis de uma religião criticar o que é feito em outras, mesmo acreditado que o deus de uma crença é o mesmo de outras, com outros nomes e outras características. Até porque na verdade, pela fé ser uma coisa bem pessoal, cada pessoa constrói o seu deus da maneira que quiser, satisfazendo seus interesses próprios.

O que significa que um deus de uma pessoa pode ser totalmente diferente do deus de outra, o que leva a concluir que divindades são realmente ficções inventadas para agradar a particularidade de cada um. Obviamente, se deus existisse de fato, teria características bem definidas e delimitadas, sem a necessidade de cada indivíduo ou seita construir um deus a seu bel prazer.

Esqueça o monoteísmo. Ele não existe. Cada deus é construído para satisfazer o deus de cada um e se o deus de uma pessoa tiver um traço de personalidade que outra discorde, certamente este deus será rejeitado por esta, o que poderia ser considerado um tipo de ateísmo. O ateísmo perante o deus dos outros.

Isso, com mais certeza ainda, é a origem de tanta intolerância. Cada um pensa que o seu deus é  maior do que o deus de outro. E fieis do "maior" deus querendo que este passe por cima dos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas