Um texto interessante para analisar e debater

NOSSO COMENTÁRIO: Antes de tudo, é importante destacar que o texto reproduzido abaixo não corresponde ao ponto de vista da equipe responsável por este blogue. Mas ele é bem interessante e estimula análises e discussões que merecem ser iniciadas com carinho, atenção e dedicação. Leiam detalhadamente do início ao fim, livres de qualquer preconceito e debatam com seus amigos sobre os vários pontos contidos nele.

Destaque para a citação ao famoso texto "O Dragão na minha garagem", de Carl Sagan (curiosamente não citado pela autora da postagem), famoso físico que admiro bastante, que explica o duelo entre crença e não crença.

IMPORTANTE: Por falta de tempo para revisão, os erros de digitação originais do texto foram mantidos. Mas o bom senso saberá fazer o conteúdo do texto ser corretamente compreendido.

E parabéns a Larissa, autora que soube contestar de forma inteligente tudo aquilo que conhecemos como Espiritismo, seja o falso, seja o verdadeiro. Vamos analisar as suas questões.



Comentário de Larissa sobre a postagem sobre o programa Detetives da Fé, do Discovery Channell sobre mediunidade

Por Larissa - Extraído do blogue Obras Psicografadas

Eu fui espírita voluntariamentepor cinco anos. Por algum motivo enfiei na minha cabeça q tinha de acreditar naquelas coisas – culpa judaico-cristã talvez. Tentei me moldar ao máximo ao estilo espirita de ser. O verniz de boazinha, a vozinha suave, a falsa resignação, declarações de como sou involuida, etc. Até q tive uma crise de estresse e fui afastada das atividades do centro, exceto assistir aulinhas (nunca recebi nenhuma ligação de ninguém pra saber como eu estava). 

Fui a outro centro para tentar receber uma psicografia sobre minha saúde e fui extensamente entrevistada. A psicografia não inovou em nada minhas palavras ao entrevistador. Logo depois em outro centro disseram q eu estava sendo obsidiada por uma amiga de farras de uma vida passada mas que eles, os xmen, conseguiram doutrinar o encosto (?????????). Neste momento, eu explodi. Me senti ridícula e assumi de vez meu agnosticismo. 

A partir daí percebi todos os impropérios da DE e falhas de lógica tanto nos livros de kardec quanto em todos os outros q eu havia lido. E a grande ironia é que a minha saída da DE me salvou no sentido religioso. Antes eu vivia me preparando para o Nosso Lar e hoje acho a vida aqui e agora linda e tenho um profundo respeito pela criação mesmo considerando a possibilidade de não haver criador.

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Arnaldo (comentarista anterior cujo texto Larissa responde aqui - Nota do P.A.) , de fato minha culpa nessa história toda foi querer ser aceita e, por isso, calar a razão para os absurdos q eu percebia.

Qualquer pessoa com conhecimento cientifico sabe que:
1- o espiritismo não é ciência
2- o Divaldo Franco é uma piada
3- a prática da mediunica é sugestão de mentes criativas e/ou doentes
4- não existe um Deus pessoal
5- não há nenhuma comprovação do mundo espiritual
6- as alegações kardecistas são fruto de fé e não de elaboração através de metodologia cientifica.

De qualquer forma, mesmo sem me conhecer vc teceu uma série de julgamentos a meu respeito sem me conhecer. Nada diferente de outros kardecistas.
Este site exara opiniões sensatas sobre as contradições do espiritismo. Leia. Eu ando meio com preguiça de debater fatos metafísicos chiquistas e divaldistas (este em especial). Mas deixo um texto pra vc.

“Qual a primeira arma de um cientista? Equipamentos de última geração? Técnicas futuristas? Não! É o ceticismo e a vontade de descobrir.

Estudar e buscar respostas. Mas, e quando as pessoas lhe apresentam um problema que não querem que você solucione? E quando você apresenta diversos meios de testar as alegações, mas é impedido? 

A teoria do “dragão na garagem” ilustra muito bem isso…

[A] mágica, devemos lembrar, é uma arte que requer colaboração entre o artista e seu público.
E. M. Butler, The myth of the magus (1948)

– Um dragão que cospe fogo pelas ventas vive na minha garagem.
Suponhamos (estou seguindo uma abordagem de terapia de grupo proposta pelo psicólogo Richard Franklin) que eu lhe faça seriamente essa afirmação. Com certeza você iria querer verificá-la, ver por si mesmo. São inumeráveis as histórias de dragões no decorrer dos séculos, mas não há evidências reais. Que oportunidade!
– Mostre-me – você diz. Eu o levo até a minha garagem. Você olha para dentro e vê uma escada de mão, latas de tinta vazias, um velho triciclo, mas nada de dragão.
– Onde está o dragão? – você pergunta.
– Oh, está ali – respondo, acenando vagamente. – Esqueci de lhe dizer que é um dragão invisível.
Você propõe espalhar farinha no chão da garagem para tornar visíveis as pegadas do dragão.
– Boa idéia – digo eu –, mas esse dragão flutua no ar.
Então você quer usar um sensor infravermelho para detectar o fogo invisível.
– Boa idéia, mas o fogo invisível é também desprovido de calor.
Você quer borrifar o dragão com tinta para tomá-lo visível.
– Boa idéia, só que é um dragão incorpóreo e a tinta não vai aderir.
E assim por diante. Eu me oponho a todo teste físico que você propõe com uma explicação especial de por que não vai funcionar.

Ora, qual é a diferença entre um dragão invisível, incorpóreo, flutuante, que cospe fogo atérmico, e um dragão inexistente? Se não há como refutar a minha afirmação, se nenhum experimento concebível vale contra ela, o que significa dizer que o meu dragão existe? A sua incapacidade de invalidar a minha hipótese não é absolutamente a mesma coisa que provar a veracidade dela. Alegações que não podem ser testadas, afirmações imunes a refutações não possuem caráter verídico, seja qual for o valor que possam ter por nos inspirar ou estimular nosso sentimento de admiração. O que estou pedindo a você é tão-somente que, em face da ausência de evidências, acredite na minha palavra.

A única coisa que você realmente descobriu com a minha insistência de que há um dragão na minha garagem é que algo estranho está se passando na minha mente. Você se perguntaria, já que nenhum teste físico se aplica, o que me fez acreditar nisso. A possibilidade de que foi sonho ou alucinação passaria certamente pela sua cabeça. Mas, nesse caso, por que eu levo a história tão a sério? Talvez eu precise de ajuda. Pelo menos, talvez eu tenha subestimado seriamente a falibilidade humana.

Apesar de nenhum dos testes ter funcionado, imagine que você queira ser escrupulosamente liberal. Você não rejeita de imediato a noção de que há um dragão que cospe fogo na minha garagem. Apenas deixa a idéia cozinhando em banho-maria. As evidências presentes são fortemente contrárias a ela, mas, se surgirem novos dados, você está pronto a examiná-los para ver se são convincentes. Decerto não é correto de minha parte ficar ofendido por não acreditarem em mim; ou criticá-lo por ser chato e sem imaginação – só porque você apresentou o veredicto escocês de “não comprovado”.

Imagine que as coisas tivessem acontecido de outra maneira. O dragão é invisível, certo, mas aparecem pegadas na farinha enquanto você observa. O seu detector infravermelho lê dados fora da escala. A tinta borrifada revela um espinhaço denteado oscilando à sua frente. Por mais cético que você pudesse ser a respeito da existência dos dragões – ainda mais dragões invisíveis –, teria de reconhecer que existe alguma coisa no ar, e que de forma preliminar ela é compatível com um dragão invisível que cospe fogo pelas ventas.

Agora outro roteiro: vamos supor que não seja apenas eu. Vamos supor que vários conhecidos seus, inclusive pessoas que você tem certeza de que não se conhecem, lhe dizem que há dragões nas suas garagens – mas, em todos os casos, a evidência é enlouquecedoramente impalpável. Todos nós admitimos nossa perturbação quando ficamos tomados por uma convicção tão estranha e tão mal sustentada pela evidência física. Nenhum de nós é lunático. Especulamos sobre o que isso significaria, caso dragões invisíveis estivessem realmente se escondendo nas garagens em todo o mundo, e nós, humanos, só agora estivéssemos percebendo. Eu gostaria que não fosse verdade, acredite. Mas talvez todos aqueles antigos mitos europeus e chineses sobre dragões não fossem mitos afinal…

Motivo de satisfação, algumas pegadas compatíveis com o tamanho de um dragão são agora noticiadas. Mas elas nunca surgem quando um cético está observando. Outra explicação se apresenta: sob exame cuidadoso, parece claro que podem ter sido simuladas. Outro crente nos dragões aparece com um dedo queimado e atribui a queimadura a uma rara manifestação física do sopro ardente do animal. Porém, mais uma vez, existem outras possibilidades. Sabemos que há várias maneiras de queimar os dedos além do sopro de dragões invisíveis. Essa “evidência” – por mais importante que seja para os defensores da existência do dragão – está longe de ser convincente. De novo, a única abordagem sensata é rejeitar em princípio a hipótese do dragão, manter-se receptivo a futuros dados físicos e perguntar-se qual poderia ser a razão para tantas pessoas aparentemente normais e sensatas partilharem a mesma delusão estranha.

A mágica requer cooperação tácita entre o público e o mágico um abandono do ceticismo, ou o que é às vezes descrito como a suspensão voluntária da descrença. Segue-se imediatamente que, para compreender a mágica, para expor o truque, devemos parar de colaborar.

Como se pode fazer algum progresso nesse assunto aflitivo, controverso e carregado de emoções? Os pacientes poderiam se acautelar contra terapeutas prontos a deduzir ou confirmar raptos por alienígenas. Os que tratam de seqüestrados poderiam explicar a seus pacientes que as alucinações são normais, e que o abuso sexual na infância é desconcertantemente comum. Poderiam lembrar que nenhum cliente deixa de ser contaminado pelos alienígenas na cultura popular. Poderiam tomar um cuidado escrupuloso para não influenciar sutilmente a testemunha. Poderiam ensinar ceticismo a seus clientes. Poderiam recarregar os seus próprios estoques escassos dessa mercadoria.

Os supostos raptos por alienígenas perturbam muitas pessoas e em mais de uma forma. O tema é uma janela para a vida interior de nossos companheiros. Se muitos informam falsamente terem sido raptados, isso é causa para preocupação. Mas muito mais preocupante é o fato de que muitos terapeutas aceitam esses relatos ao pé da letra sem dar a devida atenção à sugestionabilidade dos clientes e às deixas inconscientes de seus interlocutores.

Surpreende-me que psiquiatras e outros profissionais que têm pelo menos algum treinamento científico, que conhecem as imperfeições da mente humana, descartem a idéia de que essas histórias poderiam ser uma espécie de alucinação, ou um tipo de memória mascarada. Fico ainda mais surpreso com as afirmações de que a história de rapto por alienígenas representa a verdadeira magia, é um desafio à nossa ligação com a realidade ou constitui o fundamento para uma visão mística do mundo. Ou, como a questão é proposta por John Mack:

“Há fenômenos importantes o suficiente para justificar uma pesquisa séria, e a metafísica do paradigma científico dominante no Ocidente talvez seja inadequada para fundamentar plenamente essa pesquisa”. Numa entrevista para a revista Time, ele continua: “Não sei por que há tanto entusiasmo pela procura de uma explicação física convencional. Não sei por que as pessoas têm tanta dificuldade em simplesmente aceitar o fato de que alguma coisa inusitada está se passando [...]. Perdemos todos aquela capacidade de conhecer um mundo além do físico ¹”.

Mas sabemos que as alucinações nascem da privação sensorial, das drogas, da doença e da febre alta, da falta de sono do tipo REM, de mudanças na química do cérebro, e assim por diante. E, ainda que, junto com Mack, tomemos os casos ao pé da letra, os seus aspectos extraordinários (passar através das paredes e coisas afins) são mais facilmente atribuíveis a algo bem inserido no reino do “físico” tecnologia alienígena avançada – do que à bruxaria.”

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Tudo pode se resolver de forma muito simples: basta uma única revelação consistente e cientificamente observável por parte do espiritismo. Em todos os livros espíritas não encontrei nada aproveitável neste sentido.

Se o sr. a tiver compartilhe. A existência do mundo dos espíritos seria a maior descoberta de toda a história e certamente renderia um prêmio Nobel.

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