Ninguém se incomoda com a ideia de um imenso universo controlado por um só homem?

A religiosidade é um troço irracional. Por isso que quanto menor o nível intelectual, maior a fé e maior é a submissão a dogmas e seres estranhos para a realidade cotidiana. 

E como a irracionalidade favorece a contradição, porque é normal para muitas pessoas achar que o universo seria governado por uma individualidade, um homem, um espírito, um ser com defeitos que as lideranças terrenas possuem?

Sempre estranhei a ideia do universo ser comandado por um único homem. Não contestava, mas estranhava. Hoje contesto porque, liberto da fé, tenho a capacidade - e a coragem - de correr atrás de evidências, ao invés de ficar arado de joelhos tentando encontrar uma justificativa para uma incoerência.

Essa ideia de que o universo é liderado por um homem (ou por um espírito, segundo os "espíritas" de Chico Xavier, tão católicos quanto qualquer católico) tem muito a ver com nossa mesquinharia, nosso materialismo e nossa incapacidade de entender ago que não faz parte do nosso cotidiano ou não aparece na televisão.

Classificamos o que chamamos de"Deus" baseados nas lideranças terrestres. Construímos a Divindade Máxima com as mesmas qualidades e  (pasmem!) defeitos (aqui considerados como "qualidades", já que Deus pode tudo, inclusive errar) que políticos, empresários e até celebridades da Terra. Deus, para muitos, não passa de um homem gigantesco que vive escondido por causa da sua arrogância de não querer aparecer para qualquer um.

Um líder tirano, que tem o direito de fazer o que quiser, mesmo que desafie a logica e até mesmo a sua criação. Um homem que nos obriga a sermos submissos e que escolhe sem critérios lógicos quem vai se dar bem ou não na vida. Um líder universal que serve muita vezes para legitimar as interesseiras lideranças da Terra, que tratam o poder como privilégio e usam seus subordinados para obter favores ilicitamente.

Mas o que é mas estranho é que o universo, imenso, infinito e em expansão, para muita gente é controlado por um homem. Sim uma pequenez liderando algo imensamente infinito. Porque para as pessoas é quase impossível aceitar a ideia de que o universo é auto-controlável? Precisa haver um homenzinho para que tudo se organize na natureza?

E com que finalidade esse homenzinho nos cria? Para nos sacanear? E quem criou Deus? Se Deus é auto-controlável, porque o universo não seria? Será que este questionamento fará as pessoas pensarem mais a respeito de um universo auto-controlável?

Sinceramente é tola a ideia de um Deus controlando o universo. Nasceu das mentes pequenas incapazes de entender a realidade e que confiam cegamente nas lideranças da Terra, criando Deus a imagem e semelhança dos tiranos terrenos.

Comentários

Seguidores

Google+ Followers

Postagens mais visitadas