Choques podem transformar batata em "superalimento"

OBS: Quem vai gostar dessa é o meu irmão Alexandre, do blog O Kylocyclo. Ele adora batatas de todas as formas, motivo que me fez apelidar meu irmão de "Batata". Realmente batata é uma delicia e combina com qualquer prato.

Estudo: choques podem transformar batata em "superalimento"

29 de agosto de 2010 • 13h41 - do portal Terra

De acordo com pesquisadores do Japão, batatas "torturadas" são muito mais nutritivas

Pesquisadores da Universidade Obihiro, no Japão, descobriram que batatas ficam mais nutritivas e com mais antioxidantes quando recebem choques. As batatas "torturadas" podem inclusive ajudar a combater doenças do coração e câncer. As informações são do site do jornal britânico Daily Telegraph.

De acordo com a reportagem, os pesquisadores acreditam inclusive que a técnica poderá até transformar as batatas em um dos chamados "superalimentos". A descoberta foi apresentada no Encontro da Sociedade Americana de Química, em Boston, nos Estados Unidos, no último domingo.

"Antioxidantes encontrados em frutas e vegetais são considerados importantes na prevenção de doenças crônicas, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares e neurológicas", diz à reportagem o pesquisador Kazunori Hironaka.

De acordo com os cientistas, a batata, que é o quinto vegetal mais consumido no mundo, já é uma boa fonte de antioxidantes, inclusive vitamina C e polifenóis.

Câmara de torturas
Durante o estudo, a equipe preparou o laboratório com máquinas de choque e de altas frequências de ultrassom - praticamente uma "câmara de torturas". As batatas então foram imersas em água e "atacadas" com alta frequência de ultrassom por um período entre cinco e 10 minutos. Outras batatas foram imersas em uma solução com sal e receberam choque de 15 volts por períodos de 10, 20 e 30 minutos.

O tratamento com choque aumentou a quantidade de antioxidantes em 60% (sendo que alguns tipos de antioxidantes aumentaram em 70%), enquanto o ultrassom aumentou a mesma em 50%.

Comentários

Seguidores

Google+ Followers

Postagens mais visitadas