Ingenuidade desmente tese de que o povo brasileiro é "o mais evoluído"

Os pseudo-espíritas brasileiros - os devotos da tríade Bezerra-Chico-Divaldo e de seus "mentores" - adoram dizer que o povo brasileiro é o mais evoluído da face da Terra. Esse argumento serve para que a FEB, administradora oficial desse "Espiritismo" pirata (embora haja líderes pseudo-espíritas rompidos com a FEB - dinheiro?) faça aqui os absurdos que não se vê em outros países, sobretudo os realmente mais evoluídos, como Noruega, Suíça e Austrália. O "Espiritismo" brasileiro virou uma "tábua Ouija" em que mitos, mensagens e ídolos são jogados ao público sem a menor responsabilidade.

Esse dogma falso de "povo escolhido" em si já é uma falácia, pois como ninguém é melhor do que os outros, não se pode dizer que povos são melhores que outros povos. Não existe essa de "povo escolhido". Condenar o egoísmo individual, mas exaltar o egoísmo de grupo soa bem contraditório. Os pseudo-espíritas são especialistas em contradição, por preferirem colocar a fé emprestada do Catolicismo no lugar da racionalidade de Allan Kardec, do qual eles se limitam a bajular, ao invés de seguir suas orientações.


Ingenuidade: o mais brasileiro dos defeitos de um povo

Na verdade, o "Espiritismo" brasileiro herdou da população uma característica que se tornou em típica dos brasileiros desde que se instalou a ditadura militar: a ingenuidade. Brasileiros são altamente ingênuos em sua maioria. E são altamente apegados às suas ilusões (que eles definem como "motivo" de sua felicidade). Muitos não admitem ter tal defeito, mas demonstram escancaradamente os sintomas de sua manifestação. Os que assumem, acham normal e chegam até a defender o direito à ingenuidade, como se isso fosse lhes proteger das mazelas da realidade.

Eu questiono os que acreditam que o brasileiro é um povo "superior": dá para ser evoluído com um grave defeito que favorece ser vítima de enganadores e criminosos? Uma pessoa ingenua é na verdade uma pessoa atrasada, irracional, presa a instintos e portador de uma emotividade irresponsável. O ingênuo é presa fácil de predadores humanos e a ingenuidade coletiva ainda piora as coisas, fazendo com que a nossa sociedade como um todo seja totalmente falha. Ou vocês acham que os problemas cotidianos surgem do nada e se mantém sem motivo aparente?

Mas a FEB logo se apressou para lançar a falácia de que os problemas existem para nos beneficiar. Como assim, cara-pálida? Se aproveitando da ingenuidade do brasileiro, os pseudo-espíritas estimulam ainda mais a ingenuidade, forçando a passividade e a aceitação cega de tudo que está errado em nossa sociedade. Ora, para querer a manutenção dos erros, deve se lucrar muito com esses erros. E A FEB está junto nessa, senão iria ser a primeira a combater os erros cotidianos que estamos cansados de observar.

Povo ingênuo é melhor de ser manobrado

Diz um ditado que raposa só sobrevive se houver ovelhas para comer. Adaptando, os poderosos só garantem seus privilégios se existirem súditos ingênuos que lhes obedeçam e acreditem em suas falácias. Para piorar, suas falácias são difundidas à exaustão, já que uma mentira contada muitas vezes vira verdade. Ainda mais mentiras tão duradouras quanto as difundidas em nosso país.

Brasileiros adoram mentiras. mentiras tranquilas, é verdade, aquelas que não machucam, mesmo gerando danos silenciosos. A alienação não é considerado um mal e em alguns casos é visto como uma forma de "saber viver" nessa sociedade onde os problemas são tão complexos que a sociedade se recusa a resolver. Por falta de preparo, é claro.

E esses problemas é que garantem o poder, até porque a elite de governantes, empresários e líderes religiosos podem utilizá-los para chantagem para que seus tutelados lhes façam o que quiserem, garantindo mais dinheiro e mais poder.

Título de "melhor" impede a evolução

E como é que a FEB vem nos dizer que os brasileiros fazem parte do "povo mais evoluído do planeta?". Ora, nada melhor que travar a evolução de alguém como dizer que ele "já está evoluído". 

Pensem bem: uma pessoa que se acha evoluída não vai querer mais evoluir, pois crê que já chegou à evolução. Quem pensa que atingiu o topo não vai querer subir mais, justamente porque acha que subiu tudo. Espertinhos os católicos da Federação "Espírita" Brasileira, não?

Mas a ingenuidade do brasileiro é uma prova inquestionável de que isso é uma mentira. Vemos outras sociedade com níveis de justiça muito maiores que os nossos, com conquistas que tão cedo não atingiremos (pois ferem os interesses de quem está no poder). 

Somos na verdade um dos povos mais atrasados do mundo, pois há inclusive países africanos cuja sociedade não tem a ingenuidade que nós temos. As ilusões que acreditamos, os vícios que nãos conseguimos largar e a nossa capacidade de se deixar levar pela confiança cega em ídolos e líderes, os prende a um atraso sem igual, a uma imaturidade crônica que só vai acabar quando perdemos o medo de enfrentar esses ídolos, líderes e as ilusões que eles nos oferecem como "verdades absolutas".

Senão todas as outras sociedade vão passar a perna em nós e veremos na prática que somos exatamente o oposto do que os devotos de Bezerra-Chico-Divaldo acreditam: somos o povo mais atrasado do mundo: ingênuo, patético, submisso e sem a menor vontade de desenvolver suas capacidades e melhorar suas condições de vida. 

Um povo que na verdade nada tem a ensinar e tem muito (muito mesmo!) a aprender.

Comentários

Postagens mais visitadas