Frente de evangélicos é criada para combater fake news

Numa era de pós-verdade, em que valores e conceitos são postos em revisão, muita gente acaba sem saber o que é verdade ou não e muita gente decidiu combater a difusão de mentiras, várias delas criadas para agradar interesses particulares de certos grupos. Iniciativas tem sido feitas para tentar esclarecer a população do que é ou não verdadeiro.

Uma iniciativa de uma frente de evangélicos progressistas decidiu combater fake news. O projeto Mentiras do Éden tem a finalidade de lutar contra fake news sobretudo as relacionadas com o cotidiano dos religiosos. Uma iniciativa que poderia ser boa se não fosse por um detalhe.

Religiões, sem exceção, são construídas com base em estórias mirabolantes. Lendas com características mitológicas, várias surreais, que são difundidas como verdades inquestionáveis e que  por cerca de dois mil anos foram a base para a construção de sistemas complexos que servem de satisfação aos interesses de lideranças e fiéis. 

Um sistema tão complexo que a simples tentativa de confirmação de dogmas e da existência de Deus mexeria com os interesses e os projetos de vidas de multidões. É compreensível que a revelação da verdade sobre os dogmas causaria um caos e derrubaria um monte de lideranças religiosas, que teriam que procurar outro tipo de ocupação para lucrarem e obterem apoio popular.

Por isso que a iniciativa, mesmo vinda de evangélicos progressistas (estranhamente devotos do ateu Karl Marx), não irá verificar nenhum dogma e muito menos ler a Bíblia na íntegra para ver se o que está lá é real ou não. Fica-se muito bem calado e aceita-se todos os absurdos e contradições sob a desculpa de que "são o mistério da fé". Uma justificativa mais do que esfarrapada para  quem se recusa a usar a lógica para derrubar dogmas.

A iniciativa seria muito boa se não fosse hipócrita a ponto de recusar a verificar os próprios dogmas que defende. Mas isso iria contra os interesses de quem está estabilizado dentro do ambiente religioso. Derrubar religiões é muito ruim para quem se dá bem dentro dela, trabalhando para enganar milhões de incautos, desesperados pela falsa necessidade de crer em seres superpoderosos e em lendas belíssimas.

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas