Para muitos, o problema da corrupção é apenas moral

Interessante ver pessoas bradando com visível ódio contra a corrupção. Considerado o pior problema do país e raiz de muitos outros problemas, quando pedimos explicações sobre esta indignação, a racionalidade sai para dar lugar a um desfile de bobagens sem sentido facilmente destrutíveis pelos fatos.

Porque as pessoas se preocupam com a corrupção se elas não são prejudicadas por ela? Estranho, porque os que mais reclamam da corrupção são os que não correm o risco de sofrer danos por ela. Muitos nem mesmo sabem que nem todos os casos de corrupção prejudicam a sociedade, além de muitos atos classificados como "corrupção" estarem de acordo com as leis e incapazes de gerar danos.

Empresários consideram serviços públicos concorrência desleal

Culpam a corrupção pela má qualidade dos serviços públicos, o que não é verdade: serviços públicos são ruins porque os empresários consideram os serviços oferecidos de graça uma concorrência desleal com os serviços pagos oferecidos pelos proprietários dos meios de produção. 

É óbvio que o dono de um hospital particular vai se incomodar com hospitais públicos e pagará um deputado para sabotar o serviço público, obrigando seus usuários a migrarem para o hospital particular que controla, pagando (caro) pelo atendimento. O dono de um serviço pago nunca aceitará pacificamente um corrente que oferece o mesmo serviço de graça.

Outra coisa a lembrar sobre o mito de corrupção é que por mais que se roube através da corrupção política, o valor econômico envolvido é inferior ao roubo praticado pelo "mercado", através não apenas da corrupção (que é farta nos meios empresariais, mas invisibilizada pela mídia), como também das atividades financeiras. 

Só a instalação de empresas estrangeiras no Brasil tira do país muito mais dinheiro do que o mais complexo esquema de corrupção política. Mas como a atuação de empresas estrangeiras soa honesto para a opinião pública, ninguém repara neste detalhe, que é altamente nocivo para a economia brasileira.

Corrupção é problema majoritariamente moral

Então, se estes fatores minimizam a influência da corrupção nos problemas do país, porque mesmo assim, as pessoas ainda insistem na histeria anti-corrupção? A única coisa que pode explicar esta histeria é o moralismo de quem critica. 

Sem saber o que realmente significa a palavra "corrupção" (para muitos, qualquer ato desonesto praticado por políticos),  as pessoas se limitam a classificar como algo desagradável que  - supostamente - impede o desenvolvimento do país e o estado de bem estar social de seu povo. 

A corrupção irrita os moralistas como uma espécie de "pecado original". Ela é ruim porque é ruim, mesmo que não gere danos. E ela deve ser combatia através da violência e da punição e não com inteligência. E de preferencia que se puna os bodes expiatórios, pois os verdadeiros corruptos, os maiores capitalistas do mundo, seguirão impunes, por controlarem os meios de combate.

Não é necessário corrupção para se destruir um país

Mas hoje temos um governo que alega combater a corrupção e que promete priorar a economia, os serviços públicos e as vidas das pessoas que habitam o Brasil. Ou seja, mesmo sem "roubo aparente", vamos ter os danos atribuídos à corrupção. 

Vamos ter um Brasil arrasado sem ter o roubo estereotipado, aquele que a mídia gosta de se referir como "corrupção". Mas teremos corrupção, fiquem tranquilos. Mas ela será diferente do que pensamos. E muito mais danosa, arruinando o país de forma muito mais violenta do que a "corrupção" que conhecemos.

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas