Como a fé funciona

Muita gente recorre a fé em dogmas ou seres ocultos para adquirir benefícios. A ciência e o bom senso provam que boa parte dos dogmas são falsos e muitos seres ocultos não passam de pura ficção.

Mas em muitas situações, várias crendices acabam se confirmando, reforçando a fé cega e dando razão aos fiéis, o que resulta no fortalecimento das religiões até hoje e do modo medieval de acreditar e seguir as coisas de Deus.

Mas como algumas crendices se confirmam se não passam de fé cega, de ilusão? Há uma explicação para isso, que não li em nenhum lugar, mas coloco aqui baseado numa junção de peças colhidas em vários informações que aprendo na Doutrina Espírita.

Espíritos interessados em fortalecer fé agem de acordo com o que ela pede

O que acontece é o seguinte. Vamos ter que usar um exemplo fictício para explicar como isso acontece. 

Digamos que os fiéis de uma determinada igreja acreditem que a estátua de seu santo favorito tenha o poder de se deslocar em determinada situação ou efeméride. Algum espírito, seguindo a lei de atração, interessado no mesmo fenômeno desejado pelos fiéis, possuindo o poder de deslocar a matéria, "segura" a estátua e a desloca para outro  canto ou de acordo com o desejo dos fiéis, já que nada ocorre sem a afinidade de sintonias.

Acontece o mesmo quanto a curas, coincidências ou até satisfação de interesses materiais. U determinado espírito que estiver interessado no enriquecimento de uma pessoa pode, por afinidade energética e de interesse, atender o pedido feito por esta pessoa para que se enriqueça. 

Convém lembrar que na maior parte dos casos, os espíritos que atendem a essas vontades, não são superiores e muitos se encontram ainda mentalmente materializados, mesmo sem os corpos. Muitos destes inclusive estão interessados que o sentimento de fé se fortaleça e tomam estas atitudes com este objetivo.

Espíritos superiores, Deus e Jesus não atendem pedidos desta forma, embora sejam muito evocados nestas situações. A satisfação da fé cega é de interesse apenas de espíritos de evolução inferior a mediana.

Se evoluindo o nível espiritual das pessoas e consequentemente o de toda a sociedade, atitudes que satisfação a fé cega deixam de ser necessárias, já que o intelecto adquirido dispensa esse tipo de conquista dos objetivos.

Espero que tenha sido claro.

Comentários

Postagens mais visitadas