Pandemia cria contradições para quem acredita em Deus

Apesar de várias religiões alegarem que a experiência com a pandemia do Covid-19 serviria para educar a população, tornando-a melhor, indícios fortes indicam o contrário. sairemos dessa mais burros e mais insensíveis. O isolamento vai contra a nossa natureza humana e os sinais de demência resultantes de meses de confinamento já começam a aparecer.

A  religiosidade tem aumentado muito. Muitas pessoas acostumadas a viver rodeadas de números consideráveis de pessoas se sentem incomodadas com o isolamento e na falta de amigos, recorrem a seres imaginários, cuja existência, alegada com insistência, não possui condições de ser comprovada.

As pessoas religiosas enxergam na religiosidade e na fé em Deus algo superior e impulsionador de melhorias. Mal sabem os religiosos mais fervorosos que isso é uma ilusão. Na verdade é uma espécie de fuga da realidade. É se esconder dentro do mundinho interno da cabeça de cada um, fugindo da realidade que não se quer resolver.

Racionalidade nunca foi o forte dos brasileiros. Entusiastas da lei do menor esforço, se recusam a verificar os próprios dogmas em que acreditam e ler as principais obras de suas religiões. Acreditam que bíblias e livros similares só servem para se colocar na estante ou debaixo do braço, como se fosse um amuleto. Se esquecendo que em seus conteúdos, há pontos controversos que podem comprometer a fé de quem segue estas religiões.

Para eles, é muito mais fácil aprender religião de forma preguiçosa, através de frases soltas ou sermões/palestras em que um trecho pré-selecionado é lido para que outros trechos não sejam. Por isso, fica fácil ser otimista em um cenário tão apocalíptico.

A pandemia está sem controle. O vírus sofre mutações constantes e os cientistas estão em polvorosa para tentar entendê-lo e criar algum meio de controle ou até de cura. Enquanto isso, religiosos se embaralham todos para tentar provar a crença de que tudo está sob o controle de Deus.

Mas que Deus é esse que manda criar um vírus (o coronavírus é natural, comprovam cientistas), que sofre constantes mutações, age de forma descontrolada e está matando multidões? Será que Deus quer a limpeza da humanidade, provocando um genocídio sem precedentes? Isso é bondade?

A prova da irracionalidade de fiéis religiosos, que de forma alucinada e frequentemente contraditória diz que o Covid-19 é um "educador" a obrigar a humanidade a se voltar ao moralismo cristão, num verdadeiro ato de proselitismo religioso que vai contra qualquer tipo de liberdade. Liberdade que já será bem limitada após sairmos desta quarentena.

Na verdade, a pandemia está servindo para provar que Deus é uma impossibilidade, pois toda a tentativa de recorrer a ele, seja para pedir ajuda, seja para justificar o que está acontecendo, está sendo fracassada e mostrando quão irracional é a fé religiosa, fruto de mentes que se recusam a raciocinar como se deve.

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas